A Digitalização na Saúde: A Experiência do Paciente

A indústria da saúde, como muitas outras, está a passar por um transformação digital, com a adoção de ferramentas digitais e tecnologias que mudam a forma como os cuidados de saúde são entregues e experienciados. A digitalização na saúde refere-se, assim, ao uso de ferramentas digitais e tecnológicas para melhorar a qualidade, eficiência e acessibilidade dos cuidados de saúde.

A digitalização na saúde é fulcral porque permite dar resposta aos desafios e limitações do sistema de saúde tradicional. Longos tempos e espera, acesso limitado à informação e falta de personalização são alguns dos problemas que podem impactar negativamente a experiência do cliente e os resultados. As ferrramentas digitais melhoram o acesso à informação, reduzem os tempos de espera e permitem um cuidado personalizado e adaptado às necessidades e preferências de cada paciente. 

Exploremos então em mais detalhe os benefícios da digitalização na saúde, percebendo de que forma os prestadores de cuidados de saúde e os pacientes podem alavancar as ferramentas digitais de forma a melhorar a experiência do paciente e transformar a saúde.

Os benefícios da digitalização na saúde

A digitalização, quando aplicada no setor da saúde, oferece um conjunto de benefícios, tanto para os pacientes, como para os prestadores de cuidados, que podem melhorar a qualidade, eficiência e acessibilidade destes serviços.

Os prestadores de cuidados têm vantagens como:

Fluxo de trabalho otimizado - Os processos digitais substituem as tradicionais "papeladas", reduzindo o tempo gasto em exames e consultas e permitindo um acesso mais fácil e conveniente a dados atuais e precisos. Permite também a partilha de documentos entre os profissionais de forma otimizada e reduzindo a possibilidade de erro humano.

Melhor interação com pacientes - Possibilidade de comunicação online de forma eficiente com os pacientes através de chats e videochamadas

Redução dos custos - A automação dos processos permite a prestação de serviços mais eficientes, o que possibilita cortar em gastos necessários nos serviços tradicionais.

Segurança da informação - Através de bases de dados encriptadas, que contém as informações de saúde dos pacientes, e que permitem também a partilha instantânea com outros especialistas e laboratórios. 

Comunicação com os colaboradores - Permite a partilha de dados de forma mais rápida e fidedigna, o que possibilita a atribuição de diagnósticos com base num histórico. 

Já os pacientes têm vantagens como:

Cuidados e serviços melhores e mais personalizados - A digitalização permite diagnósticos mais fidedignos e corretos, bem como tratamentos mais eficazes.

Acesso mais fácil aos seus registos médicos - Possibilidade de acompanhar e gerir os seus dados de saúde e receber informações detalhadas destes dados através das plataformas digitais.

Agendamento de consultas mais conveniente - Através dos canais digitais, o cliente tem a possibilidade de marcar sessões de forma mais rápida e ágil.

Melhor comunicação online com os prestadores de cuidados - Permite contacto direto através de chats e vídeochamadas, prescrições detalhadas e estratégias de tratamento.

Pontos chave de aceleração digital na saúde

Os prestadores de saúde encaram as tecnologias inovadoras como uma forma de transformar por completo o serviço ao paciente - a maioria das organizações médicas e clínicas começaram a implementar tecnologias para alcançar uma melhor experiência do paciente. Está a ser adotada uma abordagem centrada no consumidor e todos os processos estão a ser reestruturados e reorganizados. Os principais objetivos desta abordagem é oferecer serviços digitalizados para proporcionar melhores experiências ao paciente e construir relações duradouras e de confiança, o que permite um aumento da lealdade.

A transformação desta indústria é um caminho longo, feito através de etapas incrementais com o objetivo de agregar valor - a digitalização é um processo que consome tempo, podendo levar anos. Muitas organizações estão ainda a meio desta jornada, uma vez que o conceito de transformação digital se expande constantemente ao longo do tempo. Assim, para avaliar o sucesso e ver mudanças no desempenho, é fulcral criar objetivos e etapas para analisar o valor criado pelas iniciativas digitais.

Encontrar uma equipa capacitada para a digitalização e definir indicadores de desempenho são um dos maiores obstáculos - a escassez de profissionais que mantêm a transformação digital é a principal barreira deste processo. É por isso que a contratação de especialistas qualificados é um dos investimentos mais prioritários da digitalização. Além disso, estabelecer indicadores e resultados alcançáveis e realísticos para estes especialistas é outro desafio para ultrapassar.

Considerações finais

As tecnologias digitais estão ainda numa fase inicial no setor da saúde mas já provaram a sua capacidade de eficiência e sucesso.

Com a implementação de transformações automatizadas, torna-se possível exponenciar o desempenho de unidades de saúde, melhorar a produtividade do seu staff e entregar serviços avançados aos clientes finais - os pacientes.

A adoção de soluções inovadoras e tecnologias digitais abre novas oportunidades para escalar esta indústria nos próximos anos, e moldar um sistema de serviço de saúde mais moderno, eficaz e automatizado.

Como o Therabox pode ajudar?

No Therabox entendemos que é essencial seguir e implementar as tendências digitais da indústria da saúde. É por isso que o nosso software vem digitalizar grande parte dos processos que eram outrora transacionais, complexos e demorados, para que se possa focar no que realmente importa - os seus pacientes e a experiência que estes têm com o seu negócio. 

Agenda

Crie, edite ou reagende facilmente um evento na sua agenda.

Marcações

Faça marcações com a periodicidade que quiser.

Despesas

Registe as suas despesas ou associe a despesa ao respetivo paciente ou fornecedor.

Página Web

Defina uma página web personalizada com o seu perfil e partilhe a sua disponibilidade.

Consultas

Realize consultas ou sessões através de vídeo chamada.

Faturação

Crie produtos e defina as suas condições e preços e associe um produto a cada sessão.

Lembretes

Envie lembretes por sms ou email a relembrar os pacientes das suas consultas.

Campanhas

Com a funcionalidade de Marketing consegue enviar sms ou emails de forma massiva ou segmentada para os seus contactos no Therabox.

Peça uma demonstração

Grátis | Interativo | Sem obrigações | Faça as suas perguntas

MARCAR DEMONSTRAÇÃO